IX Encanta Quixadá começa nesta quinta, 25/8, com homenagem a Cego Aderaldo. Confira a programação

Festival apresenta violeiros, declamadores, emboladores, grupos da cultura popular – como Irmãos Aniceto e Fulô da Aurora – além de artistas conhecidos nacionalmente, como Marcos Lessa e a dupla Ítalo e Renno

O município de Quixadá sedia, de 25 a 28 de agosto, o IX Encanta Quixadá: Pelejas e Improvisos, que conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. O evento é uma ação complementar ao XX Encontro de Profetas da Chuva, realizado em janeiro de 2016. Nessa edição, o festival de violeiros homenageia Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo. Na programação, shows musicais, exposições, seminário, oficinas de xilogravura e cordel, além das apresentações de violeiros, declamadores, emboladores e grupos da cultura popular tradicional, como os Irmãos Aniceto, do Crato (CE).  O festival acontece na praça Gladson Martins (Praça da Cultura) e é gratuito.

O festival de violeiros é uma ação complementar ao tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, que atrai a atenção de todo o país para a “gente simples do sertão”, que carrega consigo dons que permitem a “leitura” dos fenômenos da natureza, proferindo suas profecias sobre a chuva. Tendo em vista que a identidade cultural do cearense possui estrita relação com a cantoria, foi criado o um festival de trovas, repentes e cantorias, denominado Encanta Quixadá. Anualmente, os cantadores apresentam seus repertórios históricos, por meio dos quais improvisam e reatualizam os mais variados temas, respaldados em série de regras para compor pelejas e repentes em diferentes gêneros.

“Parte dos profetas são violeiros e repentistas, o que se justifica pelo fato do sertão do cearense possuir forte identidade com a cultura da música de viola, da poesia popular e da literatura de cordel”, destaca Adriano Souza, produtor do IX Encanta Quixadá. A realização do evento busca o reconhecimento, a valorização e difusão de um dos maiores colaboradores da música popular do Ceará – Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo – que apesar de ter nascido no Crato, passou grande parte da sua vida em Quixadá.

IX Encanta Quixadá: Pelejas e Improvisos é uma realização do Instituto Assum Preto, de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu, em parceria com o Instituto de Viola e Pesquisa, Instituto Federal do Ceará (IFCE), e com apoio do Governo Federal por meio da Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura (Funarte), e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), através do edital de demanda espontânea.

Seminário

Como parte da programação do IX Encanta Quixadá, p seminário “Educação, cultura e democracia: o diálogo entre a diversidade cultural e as práticas escolares”, segue com inscrições abertas até sua abertura, no dia 27 de agosto, no auditório do campus do Instituto Federal do Ceará em Quixadá. Asinscrições são gratuitas e podem ser feitas previamente por meio do link https://goo.gl/OC9ePB ou do e-mail: encantaquixada2016@gmail.com, e de forma presencial na abertura do evento. No total, são 200 vagas.

Sob a coordenação do professor mestre em História, Aterlane Martins, e com a participação de palestrantes de segmentos diversos no campo das práticas culturais, o seminário propõe um amplo diálogo entre educação e  democracia, permeado pelas manifestações artísticas e culturais, quer em espaços escolares ou além destes.

Perpassando o rico universo da cultura popular, a palestra de Lourdes Macena aborda os saberes populares e sua intersecção com os conhecimentos formais, acadêmicos. A valorização dos mestres da cultura e dos agentes culturais e suas práticas artísticas como fontes para o ensino aprendizagem no âmbito escolar permeiam a sua fala.

Cícera Barbosa apresenta, por sua vez, a relação da cultura afrodescendente com a escola, para além da obrigatoriedade prevista em lei.  Ela fala sobre o valor da cultura negra no Brasil, como elemento formador da sociedade brasileira, e sua integração contemporânea a partir de articulações dos movimentos sociais e das políticas públicas por estes suscitadas.

A artista Sara Nina, do Coletivo Aparecidos Políticos, discute aspectos relativos ao aprendizado político na perspectiva do direito à memória e da cidadania plena. A arte, dentro do universo das linguagens contemporâneas, se apresenta como instrumento para uma educação integral e para a cidadania.

Finalizando o seminário “Educação, cultura e democracia: o diálogo entre a diversidade cultural e as práticas escolares”, Tomaz de Aquino demonstra as transformações no aprendizado integral de alunos e educadores na escola a partir do teatro, a partir da experiência de montagem e apresentação do espetáculo “Sob a pétala da pólvora”.

Os participantes recebem certificado como atividade de Extensão pelo IFCE com carga horária de 8 horas/aula.  “A amplitude dos debates contribuirá aos participantes em sua própria formação integral como educadores e como cidadãos”, reforça o coordenador do seminário.

IX ENCANTA QUIXADÁ – PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA (25/08)

Fundação Cultural de Quixadá

9h às 12h – Oficina de Xilogravura

14h às 17h – Oficina de Cordel
Inscrições pelo e-mail:  encantaquixada2016@gmail.com
Mais informações: (88) 996178569/(88) 999326025

SEXTA-FEIRA (26/08)

Fundação Cultural de Quixadá

9h às 12h – Oficina de Xilogravura

14h às 17h – Oficina de Cordel
Inscrições pelo e-mail:  encantaquixada2016@gmail.com
Mais informações: (88) 996178569/ (88) 999326025

19h – Abertura da exposição “Cego Aderaldo: A trajetória de um poeta”

SÁBADO (27/08)

Auditório IFCE

8h às 12h – Seminário de Formação

13h30 às 17h – Seminário de Formação

Inscrições pelo e-mail:  encantaquixada2016@gmail.com
Mais informações: (88) 996178569/(88) 999326025

Fundação Cultural de Quixadá

18h – Exposição “Cego Aderaldo: a trajetória de um poeta”

Praça Gladson Martins (Praça da Cultura)

19h30 – Tropeiros da Borborema – PB

20h30 – Emboladores

21h – Declamador es

21h20 – Cantadores e Violeiros

23h – Show Musical – Fulô da Aurora – Fortaleza/CE

0h30 – Show Musical – Marcos Lessa, Fortaleza/CE

DOMINGO (28/08)

Fundação Cultural de Quixadá

9h – Café&Prosa com os Profetas

18h – Exposição “Cego Aderaldo: a trajetória de um poeta”

Praça Gladson Martins (Praça da Cultura)

19h – Grupo Para folclórico Fulô do Sertão – Senador Pompeu, CE.

20h – Irmãos Anicetos, Crato/CE.

20h40 – Declamador/Emboladores

21h – Cantadores e Violeiros

22h30 – Show Musical – Ítalo e Renno, Fortaleza/CE

Informações: Secult/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *